Saiba mais

Espaço AtivaMente

O que é Orientação para pais?

A orientação de pais tem como objetivo orientar e capacitar os pais nos processos relacionados à educação dos filhos tanto de forma específica como durante um tratamento psicológico.



O que é?

Esta especialidade baseia-se na análise funcional do comportamento e na avaliação da dinâmica emocional de cada indivíduo/família , traçando intervenções assertivas, consistentes e favoráveis ao processo terapêutico e desenvolvimento global do indivíduo no meio familiar. O objetivo é ajudar os pais a lidarem com dificuldades tais como:

  • Disciplina e estabelecimento de regras.
  • Técnicas de ensino de habilidade de estudo e de como acompanhar de forma mais adequada a vida escolar de seu filho.
  • Manejo de comportamentos de birra, agressividade e outros.
  • Estabelecimento de uma rotina adequada e favorável ao desenvolvimento emocional, acadêmico e inter–pessoal.
  • Formas específicas de como lidar com conflitos emocionais e problemas psicológicos, dentre outros.

Como funciona?

A orientação dos pais, em geral, apresenta diferentes objetivos, dos quais se destacam o ensino de habilidades específicas que auxiliam na criação dos filhos e o abandono de práticas e comportamentos negativos ligados à relação entre ambos. A orientação é fruto de estudos e trabalhos de psicólogos e demais profissionais que ajudam na interação entre pais e filhos, em uma aliança amistosa em virtude do desenvolvimento da criança. O profissional ajuda na correção e de forma preventiva, ensinando a agirem com medidas adequadas para diferentes contextos por meio da terapia. Ele orienta quanto às atitudes dos próprios pais e como buscar que os filhos apresentem um comportamento adequado.

Para quem é?

A orientação parte da premissa que os pais precisam de entendimento para que possam modificar a conduta de seus filhos, e assim aprenderão como agir em diversas situações. Isso ocorre porque, à medida que uma pessoa toma conhecimento de sua forma de agir e de quais são as suas consequências, ela estará apta a mudar suas ações, ampliando as capacidades de relacionamento.

Porque Fazer?

Alterações positivas na conduta dos pais irão refletir na mudança do comportamento da criança. Em qualquer idade, escutar o que o filho tem a dizer exige disponibilidade, entendimento e sensibilidade – sentimento chamado empatia, quando é possível se colocar no lugar do outro e o compreender sem fazer críticas destrutivas, mesmo que o propósito seja educacional.