Saiba mais

Espaço AtivaMente

O que é Estimulação Cognitiva?

A estimulação cognitiva é um tipo de tratamento ou terapia que pode ser feito em qualquer idade. É um recurso não farmacológico que busca promover a funcionalidade do cérebro. Pode ser uma indicação médica para vários tipos de condição ou apenas como prevenção para perdas cognitivas. É um tratamento que envolve uma série de atividades diferentes e estimulantes. Tem como objetivo promover melhora ou para preservar o desempenho dos domínios cognitivos.



O que é?

A estimulação cognitiva é um tipo de tratamento ou terapia que pode ser feito em qualquer idade. É um recurso não farmacológico que busca promover a funcionalidade do cérebro. Pode ser uma indicação médica para diversos tipos de condição ou apenas como prevenção para perdas cognitivas. É um tratamento externo que envolve uma série de atividades diferentes e estimulantes. Tem como objetivo promover melhora ou mesmo preservar o desempenho dos domínios, por exemplo:

  • Memória (capacidade de reter e evocar informações)
  • Linguagem (capacidade de manipular símbolos na produção e compreensão da comunicação)
  • Atenção (capacidade de selecionar e priorizar informações)
  • Praxias (capacidade de executar movimentos)
  • Gnosias (capacidades perceptivas)
  • Funções executivas (capacidade de planejar, iniciar, controlar e desempenhar comportamentos dirigidos a um objetivo).

A estimulação do cérebro costuma ser mais comum na terceira idade, já que o envelhecimento natural provoca um declínio da cognição, entretanto, uma maneira de evitar a redução da cognição, é começando com essas atividades de maneira mais precoce.

Como funciona?

Nas sessões, utilizamos exercícios e atividades terapêuticas que buscam preservar ou melhorar o desempenho de domínios como: memória, atenção, linguagem, funções executivas, etc. A sistematização e aplicação de técnicas específicas estimulam a cognição, promovem a saúde do paciente, bem como contribuem para sua autonomia e restabelecimento de seus laços sociais. Geralmente, a estimulação envolve jogos, leituras, repetições e até o ato de contar e recontar histórias. Tudo é feito de forma lúdica e extrovertida criando um ambiente prazeroso para quem faz a estimulação. Os atendimentos podem ser realizados em grupos ou individualmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Para quem é?

Todos os seres humanos são afetados ao longo dos anos, de diversas maneiras. A terceira idade, em especial, é marcada pela redução do processo cognitivo, variando de acordo com o ambiente e a saúde física e mental. Sendo assim, começam os esquecimentos, dificuldades para realizar atividades simples do dia a dia e até algumas atitudes inesperadas. O processo de cognição pode ser ainda mais afetado diante de doenças mentais, como a demência (de Alzheimer, Frontotemporal ou Parkinson, por exemplo), mas também por acidentes vasculares, o AVC. Portanto, é voltado principalmente para idosos e pessoas que apresentam declínio em suas funções cognitivas, mas é indicado, também, para adultos, jovens e adolescentes que queiram melhorar sua performance cognitiva. Sabemos que hoje, a medicina trabalha com a prevenção na busca de minimizar os problemas e oferecer uma qualidade de vida longeva a todos os indivíduos, pensando assim, quanto antes buscarmos soluções para o futuro, mais longo e de qualidade ele será!

Porque Fazer?

Todos nós queremos alcançar uma longa idade, mas de nada adianta uma vida longa sem qualidade, sem saúde física ou mental. Para isso é preciso que estejamos sempre nos cuidando. Assim como você faz academia ou exercícios aeróbicos para melhorar a performance do seu corpo, assim também deve manter seu cérebro ativo através de exercícios cognitivos. Por isso venha estimular seu cérebro com a gente na AtivaMente, a Academia do Cérebro!