Saiba mais

Espaço AtivaMente

O que é Acompanhameto psicopedagógico?

A Psicopedagogia auxilia em casos de distúrbios ou transtornos (TDAH ou TEA, por exemplo). Seu trabalho é estudar as formas como o ser humano consegue entender novas informações e todas as variáveis que podem influenciar isso, pode identificar a disfunção e suas razões, e a partir disso, pensar em tratamentos, acompanhamentos e terapias que possam contribuir. Isso vale tanto pra crianças, nas escolas, quanto pra adultos, no ambiente de trabalho.



O que é?

A Psicopedagogia é uma área de especialização que envolve tanto a Pedagogia quanto a Psicologia. De forma geral, é a união das duas áreas e seus conhecimentos, já que tem como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem. O profissional de Psicopedagogia trabalha pra auxiliar pessoas que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem independentemente do motivo. A Psicopedagogia pode auxiliar pessoas que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem. Sabendo que o profissional da Psicopedagogia se utiliza da área da Psicologia e da Pedagogia para exercer suas funções, o Psicopedagogo busca enxergar o indivíduo como um todo trazendo além dos problemas de aprendizagem, o contexto em que ele vive, para entender onde pode estar a raiz da dificuldade. Para atender seus pacientes de forma focada, dependendo de cada caso, esse profissional pode contar com uma equipe multidisciplinar pra trabalhar com terapias específicas (como fonoaudiologia ou terapia cognitiva-comportamental). Também é comum alguns profissionais trabalharem com grupos de pacientes. Essa especialidade na infância é indicada quando:

  • A criança apresenta dificuldades de aprendizagem ou de atenção;
  • Tem problemas em se relacionar com os colegas de sala;
  • Apresenta dificuldade com lógica, leitura ou escrita;
  • Não tem motivação de aprender novidades;
  • Não mostra interesse nos estudos mesmo quando outras abordagens são tomadas.

Na vida adulta, os problemas são bem parecidos:

  • Baixo desempenho no trabalho ou nos estudos;
  • Falta de motivação em aprender novas informações;
  • Problemas em entender conteúdos e interpretá-los;
  • Dificuldade com raciocínio lógico;
  • Falta de atenção e foco.

Como funciona?

O atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem. Quando preciso procurar um psicopedagogo? Crianças que apresentam dificuldade para aprender o conteúdo apresentado pelos professores, que demoram mais tempo que os colegas para assimilar informações, não conseguem concluir tarefas e trabalhos escolares, ou subitamente apresentam condutas incomuns podem estar convivendo com sintomas de transtornos da aprendizagem. Como elas não conseguem expressar com exatidão o que sentem, os pais podem recorrer ao psicopedagogo para interpretar as dificuldades da criança da maneira correta e, assim, identificar um possível distúrbio de aprendizagem.

Para quem é?

Como a Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana, esse profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Ele pode ser feito com crianças, adolescentes e adultos que se queixam de dificuldades variadas de aprendizado. As crianças costumam ser os pacientes mais comuns, pois os sintomas dos transtornos de aprendizagem normalmente são percebidos na interação dos pequenos com as atividades escolares. O mesmo pode ser feito quando adolescentes se queixam ou demonstram dificuldades diversas na escola. Por não compreenderem a sua condição, eles também podem mantê-las em segredo. É normal adolescentes terem vergonha de admitir que não conseguem fazer algo que, para os outros, é considerado simples. Os adultos também podem exibir relutância em buscar ajuda profissional. Como a psicopedagogia está associada às crianças, podem acreditar que não há mais tempo para corrigir os seus déficits de aprendizagem. É comum pais descobrirem que possuem transtornos de aprendizagem somente quando levam os filhos para consultar. O psicopedagogo percebe que eles também têm determinadas dificuldades e, assim, sugerem a realização de uma avaliação psicopedagógica. Portanto, a psicopedagogia também auxilia adultos inclusive no ambiente de trabalho.

Porque Fazer?

Alguns sinais indicam a necessidade de buscar ajuda profissional, entre eles estão:

  • Dificuldade de se lembrar de fatos;
  • Problemas para se concentrar em instruções ou para executar atividades;
  • Ansiedade em situações cuja aprendizagem é requisitada;
  • Hiperatividade, inquietação e agitação;
  • Medo de ir à escola ou de dar continuidade aos estudos;
  • Dificuldade de acreditar no próprio potencial.

O atendimento psicopedagógico é um processo longo que requer paciência e dedicação para que seja efetivo.